segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Conjuntura: PIB caiu 1,7% no terceiro trimestre - INE

Lisboa, 14 nov (Lusa)
O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal caiu 1,7 por cento no terceiro trimestre deste ano face ao mesmo período do ano anterior, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Estes dados revelam uma tendência de deterioração da economia portuguesa. Ainda assim, estes dados do INE são menos negativos que as previsões divulgadas pela Comissão Europeia na semana passada.

Segundo a estimativa rápida das contas nacionais do INE, este é o terceiro trimestre consecutivo em que a economia portuguesa encolhe em comparação com o ano anterior. Em cadeia (isto é, face ao trimestre anterior), também se registou uma quebra, de 0,4 por cento.

O INE explica o agravamento do ritmo de queda do PIB pela desaceleração das exportações, "que ainda assim mantiveram um crescimento elevado".

A estimativa rápida do INE explica ainda a aceleração do ritmo de queda do PIB pela "redução mais expressiva do investimento", enquanto o consumo das famílias "manteve uma acentuada diminuição".

Estes dados significam que em todos os trimestres deste ano, o PIB caiu face ao mesmo período do ano anterior e com uma tendência de agravamento: -0,4 por cento no primeiro trimestre, -1 por cento no segundo e -1,7 por cento no terceiro.

Há dois anos que não se registava uma variação homóloga trimestral tão negativa do PIB.

Apesar da confirmação da trajetória negativa da economia portuguesa, os números hoje divulgados são menos maus que os estimados pela Comissão Europeia nas suas previsões de outono, publicadas na semana passada.

A Comissão previa uma queda homóloga do PIB de 2,6 por cento e uma redução em cadeia de 1,4 por cento, valores bastante mais negativos do que os -1,7 homólogos e -0,4 em cadeia que o INE agora apresenta.

As previsões da Comissão apontam para que a tendência de queda da economia portuguesa acelere – ou seja, que os dados do PIB sejam mais negativos no último trimestre deste ano e no início de 2012.

Os números hoje avançados pelo INE são uma estimativa rápida. O departamento estatístico do Estado vai divulgar os resultados correntes das contas nacionais trimestrais para o terceiro trimestre a 09 de dezembro.

PGR/Lusa

Sem comentários: