quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cultura: "Sérgio Godinho e as 40 ilustrações", um livro para celebrar 40 anos de canções

Lisboa, 17 nov (Lusa)

O músico Sérgio Godinho escolheu 40 letras de canções de uma vida dedicada à música para que fossem ilustradas por 40 artistas portugueses, reunidas agora num livro com o selo de uma nova editora, a Abysmo.

O livro "Sérgio Godinho e as 40 ilustrações", feito para assinalar os 40 anos de carreira do músico português, será apresentado hoje na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, numa sessão em que Sérgio Godinho receberá uma medalha de honra atribuída pela SPA.

A obra é uma parceria entre Sérgio Godinho, que escolheu as canções, e João Paulo Cotrim, editor da Abysmo, que selecionou os 40 ilustradores e artistas convidados a dar corpo em desenho às letras do compositor.

"É um livro que dá uma panorâmica da ilustração portuguesa e mostra a riqueza das canções do Sérgio, que são muito fortes, são muito gráficas", disse João Paulo Cotrim à agência Lusa.

Sérgio Godinho selecionou canções de todo percurso, de "Os Sobreviventes" (1971) a "Mútuo Consentimento" (2011), enquanto João Paulo Cotrim escolheu ilustradores e designers de várias gerações, mais ou menos próximas do universo do músico português.

Estão lá "Lisboa que amanhece", "Etelvina", "Balada da Rita", "Arranja-me um emprego", "Com um brilhozinho nos olhos", "O elixir da eterna juventude", "Em dias consecutivos" e também "Sopro do coração", que Sérgio Godinho escreveu para os Clã.

José Brandão, João Lucas ou Jorge Colombo, que já tinham trabalhado com Sérgio Godinho na vertente gráfica dos discos, foram escolhidos ao lado de João Fazenda, Susa Monteiro, João Maio Pinto ou André Carrilho, que se aproximam agora da obra do autor.

"A escolha foi um pouco intuitiva e por afinidades", explicou João Paulo Cotrim,, e o resultado final apresenta ilustrações inéditas feitas em carvão, digital, colagem, técnica mista ou com a tecnologia de um iPhone.

"Ilustrada a música destas quarenta maneiras, percebo agora melhor o que dizem as palavras e os sons", escreveu Sérgio Godinho no texto introdutório do livro.

Há muitos ilustradores do universo infanto-juvenil, como Madalena Matoso, Afonso Cruz e Teresa Lima, da banda desenhada, como Susa Monteiro, João Maio Pinto, Filipe Abranches e Miguel Rocha, do design gráfico, como Henrique Cayatte, e do cartoon e desenho editorial, como André Carrilho, João Fazenda e Jorge Colombo.

"Sérgio Godinho e as 40 ilustrações" assinala ainda o aparecimento de uma nova editora independente, a Abysmo.

Criada por João Paulo Cotrim, a editora lançou-se com a edição de "O branco das sombras chinesas", um policial em folhetim escrito por Cotrim e António Cabrita há dez anos nas páginas do Diário de Notícias com ilustrações de João Fazenda. Agora surge o livro das canções de Sérgio Godinho.

"São estas alturas [de tempo de crise] que pedem soluções radicais. Era um sonho antigo, mas é mais fácil editar hoje do que há 200 anos ou há 20 anos", disse João Paulo Cotrim.

Pela Abysmo sairão livros "ligeiramente diferentes", de ficção, poesia e ensaio, com a ilustração a assumir "um grande peso" e feitos para uma "comunidade de leitores".

"Se olharmos para isto do ponto de vista económico, é suicidário, mas eu penso que há lugar para todos [todas as editoras no mercado editorial] e tem que se ir ensaiando novas formas para chegar aos leitores", sublinhou João Paulo Cotrim.

As redes sociais, a criação de um blogue e de um site, e o investimento em e-books são estratégias em que a Abysmo pretende apostar na promoção e divulgação do seu catálogo.

SS/Lusa

Sem comentários: