quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Euro/Crise: Mário Soares critica Merkel e exorta Europa a acabar com “ladroagem dos paraísos fiscais”

Leiria, 17 nov (Lusa)

O ex-presidente da República, Mário Soares, responsabilizou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, pela decadência da Europa e exortou os europeus a acabarem com "a ladroagem dos paraísos fiscais".

"A Europa deixou de ter líderes", disse Mário Soares - ele que foi também eurodeputado -, sustentando que Angela Merkel "é uma pessoa que tem grandes responsabilidades na decadência da Europa" e na situação vivida pela Grécia.

"Ela entendeu que era um pequeno país e que os gregos eram uns preguiçosos", explicou Mário Soares, lembrando que a Grécia "foi o berço da nossa civilização".

Por essa razão critica o "atrevimento" da chanceler alemã, "uma senhora que vem da Alemanha do Leste e de um país que provocou duas guerras mundiais".

Convidado pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL) para falar sobre o futuro da Europa, o ex-presidente da República defendeu que "os europeus vão ser obrigados a meter as agências de ‘rating' na ordem e a acabarem com a ladroagem dos paraísos fiscais".

O ex-primeiro-ministro português que subscreveu a entrada de Portugal na CEE - agora União Europeia - admite que hoje ninguém pode ter certezas sobre o futuro europeu, mas sugeriu que alguns dos problemas ficariam resolvidos se o Banco Central Europeu passasse a emitir moeda.

"O dinheiro circulava e não havia problema nenhum", concluiu, durante a Oração de Sapiência intitulada "Que futuro para esta nossa Europa", que marcou a Abertura Solene do Ano Letivo do IPL.

Antes, o presidente do IPL anunciara a criação um Fundo de Apoio ao Estudante, que será constituído a partir de uma parcela das propinas.

"O nosso objetivo é de que nenhum estudante deixe de estudar, por razões de natureza socioeconómica", sublinhou Nuno Mangas no discurso da Abertura Solene do Ano Letivo do IPL.

Se já no ano passado esta era uma preocupação, em 2012 "é um objetivo estratégico, um verdadeiro desígnio", acrescentou o presidente do IPL, notando que a decisão de criar este Fundo surge "num momento em que os recursos financeiros são cada vez mais escassos".

Fundado há 30 anos, o IPL representa atualmente cerca de 95% do ensino superior do distrito de Leiria e abrange uma comunidade de mais de 12.000 estudantes, cerca de 900 docentes e mais de 300 funcionários técnicos e administrativos.

Está distribuído pelas cidades de Leiria, onde se localiza a sua sede, Caldas da Rainha e Peniche, e organizado em cinco campus: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Saúde, Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha e Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.

JYMC/Lusa

Sem comentários: