quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Greve Geral: Sindicatos rejeitam envolvimento nos incidentes com a polícia no Parlamento

Lisboa, 24 nov (Lusa)
Os líderes sindicais da CGTP e da UGT distanciaram-se hoje dos confrontos que houve junto à Assembleia da República, em Lisboa, entre manifestantes e polícia, garantindo que greve geral decorreu com “civismo”.

Esta tarde, alguns manifestantes tentaram, durante o protesto que decorreu em frente à Assembleia da República subir as escadarias do edifício, o que motivou intervenção policial, o que resultou em sete detidos e um agente ferido.

Questionado durante a conferência de imprensa de balanço do dia de greve geral sobre os confrontos registados no local onde terminou a marcha desta tarde da CGTP, Carvalho da Silva afirmou que a estrutura que dirige “não teve nada a ver com isso” e garantiu que “estas situações não favorecem os trabalhadores”.

Também João Proença referiu que a “greve geral foi um exemplo de civismo e responsabilidade”, acrescentando que “há grupos que se aproveitam [destes dias] para tentar aparecer e provocar situações de conflitualidade”.

O líder da UGT reiterou também que estes incidentes “não tiveram nada a ver com as organizações sindicais”.

Ainda assim, o secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, avisou que o Governo deve ter “consciência de que mais intolerância e injustiça sobre a sociedade pode criar radicalismos que servem a objetivos antidemocráticos”.

IM/Lusa

Sem comentários: