segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Maioria aprova 13 por cento nas atividades culturais, PS adia votação do IVA na restauração para terça-feira

Lisboa, 28 nov (Lusa)

O Parlamento aprovou hoje a tributação de 13 por cento de IVA nas atividades culturais, que foi apresentada apenas hoje, mas adiou para esta terça-feira a votação da passagem do IVA na restauração para os 23 por cento.

A intenção de incluir as atividades culturais na taxa intermédia do IVA - a proposta original do Governo prevê um aumento de seis para 23 por cento da tributação destas atividades - foi anunciada e introduzida apenas hoje pela maioria parlamentar.

A proposta foi aprovada com os votos a favor do PSD e CDS-PP, contra do PCP, BE e Verdes, e a abstenção do PS.

No entanto, as normas da proposta de lei que previam a passagem de vários artigos da taxa reduzida e da taxa intermédia para a taxa normal de 23 por cento serão apenas votadas esta terça-feira em plenário, após um pedido de avocação para plenário feito pelo PS.

O Partido Socialista tem insistido - e apresentou propostas neste sentido - que por exemplo o IVA na restauração não suba de 13 para 23 por cento, tal como previsto na proposta de lei do Orçamento do Estado para 2012.

Entre os produtos que devem sofrer um aumento da tributação em sede de IVA estão os espectáculos desportivos como são os bilhetes para os jogos de futebol, batata fresca descascada, pré-frita, refrigerada, congelada, seca ou desidrata, os refrigerantes como a coca-cola, café, frutas e frutos secos, óleos e margarinas alimentares, entre outros.

NM/Lusa

Sem comentários: