domingo, 13 de novembro de 2011

Mario Monti é o novo PM e pede "esforço colectivo"

por:DN.pt/Lusa-Hoje
O economista e ex-comissário europeu italiano Mario Monti foi encarregado de formar governo pelo presidente da República de Itália, Giorgio Napolitano, informou a presidência. Pouco depois, o primeiro-ministro indigitado garantiu que, com esforço colectivo, o país vencerá a crise da dívida.

A Itália "pode vencer" a crise da dívida através de um "esforço colectivo", afirmou o homem encarregado pelo presidente italiano de formar um governo de transição, conhecido em Itália por "Super Mario".

"A Itália deve ser um elemento de força e não de fraqueza da União Europeia", disse ainda Monti à imprensa depois de ter sido nomeado primeiro-ministro pelo presidente, Giorgio Napolitano.

"A Itália deve sanear a sua economia e empreender de novo o caminho do crescimento. É algo que devemos aos nossos filhos, um futuro concreto de dignidade e de esperança", afirmou.

O primeiro-ministro indigitado disse que vai começar de imediato a trabalhar na formação do seu governo e prometeu exercer as suas funções "com grande sentido de responsabilidade e de serviço à nação".

A nomeação de Monti foi feita no final de um longo dia de consultas do presidente para assegurar consenso e uma maioria parlamentar a um governo de transição.

Segundo a Constituição, a nomeação deve ser aprovada no prazo de dez dias pelas duas câmaras do parlamento.

Sem comentários: