segunda-feira, 21 de novembro de 2011

OE2012: Silva Pereira diz que corte nos subsídios é obstinação "perigosa e incendiária" de Vítor Gaspar

Lisboa, 21 nov (Lusa)

O deputado socialista e ex-ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, considerou hoje que a decisão de cortar os subsídios de Natal e de férias é uma "obstinação" do ministro das Finanças, que diz, é "perigosa e incendiária".

"Chegamos ao final desta primeira fase do debate na especialidade do orçamento com todos os sinais da parte do Governo de rejeição a alterações à sua proposta no sentido de corrigir esta distribuição injusta de sacrifícios. A pergunta que se coloca é se realmente faz sentido esta obstinação do Governo. Uma obstinação que ameaça o consenso social e político mínimo que pudesse haver sobre estas medidas, e também uma obstinação sem fundamento. (...) Essa obstinação é perigosa e incendiária", disse o deputado.

Pedro Silva Pereira, que falava no final da segunda audição do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e da equipa ministerial das Finanças, aproveitou ainda para dizer que não está inscrito em nenhuma parte do memorando que o esforço de consolidação tem de ser feito em dois terços pelo lado da despesa e um terço pelo lado da receita, algo que, diz, é também corroborado pelo líder da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Portugal, Poul Thomsen, numa entrevista publicada pelo semanário Expresso.

O antigo governante aproveitou ainda para criticar os novos dados hoje revelados pelo ministro das Finanças sobre a evolução da economia este ano e no próximo, fazendo notar que esta é já a quarta vez que este Governo revê o seu cenário macroeconómico.

"É raro o mês em que o senhor ministro não altera as suas previsões macroeconómicas. Queria-lhe perguntar se o senhor ministro entende agora um bocadinho melhor o que é governar num contexto de crise da dívida soberana", deixou a questão.

NM/Lusa

Sem comentários: