domingo, 20 de novembro de 2011

A relativa importância de mudar de Governo, para dentro e fora de Espanha

20.11.2011 -Por:Nuno Ribeiro,"Público.pt", Madrid

"O mais importante é dar a mensagem de que as coisas vão mudar, para dentro e fora de Espanha". Deste modo, Mariano Rajoy sintetizou o alcance da mudança que proclama em campanha e o efeito da sua chegada ao Palácio da Moncloa, a sede do Executivo espanhol.

O candidato conservador, sempre prudente, moderou a linguagem na última semana de campanha quando a dívida soberana do Reino de Espanha bateu sucessivos recordes no diferencial com a dívida alemã. Na quinta-feira, chegou aos 500 pontos a as taxas de juro a dez anos superaram a fasquia dos sete por cento. Mudar de Governo e de políticas pode ser de relativa importância na tarefa de tranquilizar os mercados.

"Todos precisamos de respirar de vez em quando, é para isso que serve a mudança de governos", afirma o analista financeiro Juan Ignácio Crespo. "A população necessita de assimilar as situações, atirar as culpas para alguém, por isso as campanhas eleitorais são uma psicanálise colectiva", ironiza.

Para Ignácio Crespo, "através dos actos eleitorais a democracia absorve as tensões sociais". Uma concepção que limita, objectivamente, o efeito de mudança propalada pela propaganda política. "A função dos políticos é mais administrativa, claro que sempre podem existir situações de falso êxito que mais se devem à conjuntura do que à acção política", insiste.

Sem comentários: