quarta-feira, 16 de novembro de 2011

'Troika' dá nota positiva, Portugal recebe 8 mil ME

por:Dn.pt/Lusa-Hoje
A 'troika' deu parecer positivo à segunda avaliação do programa de assistência económica e financeira, indicou hoje o ministro Vítor Gaspar, o que irá permitir o desembolso de uma tranche de oito mil milhões de euros.

De acordo com Vítor Gaspar, a avaliação mereceu pareceres positivo e Portugal terá cumprido todas as metas quantitativas para Setembro, tanto de défice, como de dívida e mesmo dos pagamentos em atraso.

O ministro disse ainda que será dado parecer positivo por parte da equipa da 'troika', que depois de aprovado em Bruxelas e Washington, irá permitir o desembolso entre Dezembro e Janeiro próximo de oito mil milhões de euros.

Vítor Gaspar afirmou ainda que o Governo "irá mais além do que está previsto no programa" acordado com a 'troika' no que diz respeito a reformas estruturais.

"A introdução de reformas estruturais profundas é um eixo central da estratégia deste Governo. Nesta vertente iremos além do que está previsto no programa", disse o ministro.

Neste sentido, Vítor Gaspar enunciou vários sectores onde pretendem introduzir alterações para aumentar a competitividade, aumentar a concorrência e permitir rendas excessivas em sectores protegidos, sublinhando que grande parte da reforma necessária diz respeito ao próprio sector público.

O Estado pretende abrir a economia ao exterior criando condições para o acesso a financiamento externo, promover concorrência nos mercados de bens e serviços, em especial com a liberalização dos sectores mais protegidos da economia.

Energia, trabalho, concorrência, justiça são apenas alguns dos sectores que o ministro diz serem necessárias mudanças, alterações estas que têm vindo a ser referidas por várias vezes pelo Governo e já estão inscritas no memorando.

No entanto, Vítor Gaspar reconhece que apesar dos progressos feitos na implementação da agenda estrutural, existe ainda "um longo caminho a percorrer" e que este tema das reformas estruturais "será uma prioridade dos próximos meses e um tópico central da terceira revisão regular do programa no início do próximo ano".

Sem comentários: