domingo, 11 de dezembro de 2011

Aliança das Civilizações:"Os jovens estão a encontrar formas de mudar sociedades",Jorge Sampaio

por:Dn.pt/Lusa-Hoje
Jorge Sampaio, alto representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, disse, antes da abertura do Fórum que se realiza no Qatar, que os jovens estão a encontrar novos caminhos para mudar a sociedade.

"Todos nós testemunhamos os momentos que vão para sempre mudar a forma como os mais jovens intervêm nas sociedades. Todos vocês estão a encontrar novas formas de garantir que as mudanças sociais, positivas, sejam reconhecidas por todos. A vossa presença aqui é um sinal que eu reconheço até de um ponto de vista pessoal", disse Jorge Sampaio, perante uma assembleia que juntou no sábado quatrocentos jovens de todo o mundo, membros de organizações não governamentais, estudantes, jornalistas e líderes de movimentos com preocupações sociais e políticas e religiosas.

Os jovens de locais tão diferentes como o Senegal, Zimbabué, Fiji, Quirguistão, Iraque, Afeganistão, Tunísia, Iémen ou Equador participaram num debate enquadrado no IV Fórum da Aliança das Civilizações, que começa hoje no Qatar. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, presente no mesmo encontro, saudou "os jovens livres de hoje e de amanhã" pelos esforços em cumprir os objetivos da Aliança das Civilizações e sublinhou a necessidade de se "lutar contra as diferenças culturais e religiosas". Ban Ki-moon acrescentou que "nenhum país pode estar sozinho numa altura de mudanças".

O IV Fórum da Aliança das Civilizações, em Doha, Qatar, começa às 10 horas (07:00 em Lisboa) com as intervenções de Ban Ki-moon, que vai estar acompanhado pelo emir do Qatar, Al Zani, Manuel Chavez, vice-Presidente do governo de Madrid, e ainda pelo vice-Presidente do Brasil, Michel Temer, e também pelo Presidente austríaco, Heinz Fisher, como anfitrião da edição de 2012.

Sem comentários: