domingo, 22 de janeiro de 2012

Um ano no poder:Popularidade de Dilma é superior à de Lula

por: DN.PT-Hoje
A primeira mulher a ser eleita Presidente do Brasil consegue, ao fim do primeiro ano de mandato, ter uma taxa de popularidade superior à que todos os seus antecessores tiveram na mesma altura.
Segundo a sondagem DataFolha, Dilma Rousseff conta com a confiança de 59% dos brasileiros que consideram a sua gestão "excelente ou boa". Há seis meses eram 49%.
O seu antecessor e mentor, Lula da Silva, muito carismático, contava com 42% e 50% no final do primeiro ano do seu primeiro e segundo mandatos, respetivamente.
Valores que já tinham sido superiores aos alguma vez alcançados por um presidente brasileiro.
Para o responsável pela Datafolha, Mauro Paulino, "a economia é o factor chave que explica o aumento da popularidade de Rousseff". Além disso, a Presidente "mostrou-se firme durante as crises e passou a imagem de alguém que decide rapidamente e não hesita em afastar os autores de irregularidades". Seis dos seus ministros já foram afastados por desvio de fundos ou enriquecimento ilícito.
A imagem da Presidente, ex-guerrilheira durante a ditadura (1964-85), também tem vindo a melhorar: 72% dos inquiridos acham Dilma "decidida", 80% "muito inteligente" e 70% "sincera".

Sem comentários: