segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CPLP:Cavaco exige defesa dos direitos humanos

por:Dn.pt/Miguel Marujo-Hoje
O Presidente da República sublinhou hoje a necessidade da defesa "da liberdade, da democracia, dos direitos humanos e do desenvolvimento económico e social dos nossos povos".
Cavaco Silva, que discursava durante a cerimónia de inauguração da nova sede da CPLP, o Palácio do Conde de Penafiel, na Baixa lisboeta, sublinhou que esta defesa deve ser feita "não obstante as nossas diferenças", por serem os "valores estruturantes da nossa Comunidade e orientadores da nossa ação conjunta" - enunciando, então, aqueles quatro "princípios comuns".
O Chefe de Estado português, discursando perante o vice-presidente de Angola Fernando Piedade dos Santos e o primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho, centrou ainda a sua intervenção na necessidade de se ter uma comunidade que "vá mais longe" e seja capaz de "descer à rua", apostando na promoção da língua portuguesa, nomeadamente elevando-a a língua oficial de organismos internacionais, a começar já pelas Nações Unidas.
Foi por isto, disse Cavaco Silva a terminar, que entendeu discursar em português durante a participação numa reunião da ONU. "Quando recentemente presidi ao primeiro debate aberto do Conselho de Segurança, sob presidência portuguesa", concretizou.

Sem comentários: