terça-feira, 20 de março de 2012

Boaventura Sousa Santos:Sociólogo vê António Costa candidato a primeiro-ministro

por:Dn.pt/Lusa-Ontem
O sociólogo Boaventura de Sousa Santos questionou hoje se o Partido Socialista será merecedor do "génio político" de António Costa, que vê com perfil de um primeiro-ministro que tire o país da asfixia em que se encontra.
"Antonio Costa está a experimentar em Lisboa o que ele faria em Portugal se fosse primeiro-ministro, é isso que nós precisamos e é isso que temos de dar conta. Infelizmente a lucidez partidária por vezes fica muito próxima da cegueira", observou o cientista social ao apresentar em Coimbra "Caminho Aberto", livro daquele político.
Para Boaventura de Sousa Santos, o atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa "é neste momento a alternativa viva, eficaz, realista à 'Troika'", porque para ele a eficiência não são cortes cegos".
"A eficiência não exige o sacrifício da democracia. A eficiência é realmente a conquista da democracia", defendeu.
Ao classificar António Costa como um símbolo da "nova geração da social-democracia verdadeiramente socialista", disse que o seu livro, sobre os 20 anos de percurso, "marca ou antecipa a abertura de um novo ciclo político" que vai ter sua "marca indelével". (ler mais)

Sem comentários: