segunda-feira, 26 de março de 2012

Esquerda mantém-se maioritária na Andaluzia

Publicado às 22.09-Jn.pt/Maria João Morais
O PP espanhol conquistou, este domingo, uma amarga vitória na Andaluzia. Embora consiga ser, pela primeira vez, o partido mais votado naquela comunidade autónoma, a falta da maioria absoluta não lhe permitirá assumir o controlo da região.
Contrariando as expectativas, os dois partidos de esquerda, PSOE e Izquierda Unida, conseguiram em conjunto um número de votos suficiente para governar em coligação.
Embora penalizados pelo eleitorado andaluz em relação às últimas eleições, os socialistas -liderados por José António Griñan- ficaram pouco atrás do PP.
O partido que mais beneficia da queda do PSOE é a Izquierda Unida, que duplica o número de deputados. Ao subir de 6 para 12 representantes, o partido tem a chave para determinar o futuro da comunidade.
Ao conseguir manter o poder na Andaluzia, o PSOE respira de alívio e evita o abismo vaticinado nas últimas semanas. A comunidade mais populosa de Espanha será, a partir de agora, o principal contrapeso face ao enorme poder conquistado pelo PP de Mariano Rajoy nos últimos meses.
Curiosamente, nas Astúrias, que também foi a votos este domingo, aconteceu praticamente o oposto: o PSOE foi o partido mais votado, mas a direita deverá governar, tendo em conta que os partidos Foro e PP em conjunto conseguiram a maioria.

Sem comentários: