quinta-feira, 22 de março de 2012

A Greve Geral contra a desregulamentação laboral

Jornal i, publicado em 22 Mar 2012 - 12:23

Portugal deverá funcionar hoje a meio-gás. A CGTP convocou mais uma greve geral de luta a favor dos direitos dos trabalhadores.
O sector dos transportes será aquele que irá provocar maiores transtornos. A CP, Carris e STCP vão ter serviços mínimos, mas o Metro de Lisboa e a Soflusa vão estar totalmente parados. As ligações de barcos da Transtejo estão a funcionar desde as 06:15, com exceção da Trafaria.

A PSP foi hoje chamada a intervir nas estações da Via Norte e de Francos, da STCP, Porto, para permitir a saída dos autocarros, tendo-se registado “ligeiros confrontos” entre o piquete de greve e agentes policiais.
Um dirigente sindical que integrava um piquete de greve foi hoje detido pela GNR, na estação ferroviária de Penafiel, alegadamente por tentar impedir a substituição de um trabalhador em greve.
Mas os impactos não ficam por aqui. Serviços públicos como repartições de finanças, segurança social, conservatórias, tribunais ou serviços prestados no Governo Civil poderão ser afectados pela greve geral. Os primeiros resultados apontam para uma adesão superior a 90 por cento dos bombeiros sapadores de Lisboa.
Já a prestação de cuidados de saúde em hospitais ou centros de saúde pode ser afectada durante o dia. Os serviços que funcionam 24 horas por dia serão assegurados por serviços mínimos, enquanto as consultas, cirurgias de ambulatório ou cirurgias programadas estarão dependentes da comparência de médicos e enfermeiros
Os Correios vão prestar serviços mínimos e muitas escolas por não terem condições para funcionar podem vir a fechar.

Sem comentários: