sábado, 24 de março de 2012

Passos Coelho perde duas das principais alterações aos estatutos

Por:Ionline/ Rita Tavares, 24 Mar 2012
A confusão foi grande na votação das alterações aos estatutos do PSD que ocupou o final da manhã do Congresso de Lisboa. Tanto que o presidente do partido, Pedro Passo Coelho, teve de intervir conseguindo mesmo a repetição de uma das votações. No final, acabou por ver o Congresso travar duas das suas principais ideias: primárias para escolher os candidatos sociais-democratas a eleições e o estatuto do simpatizante do partido.
Na alteração aos estatutos proposta pela direcção estava a possibilidade de o Conselho Nacional criar um regulamento para que os candidatos pelo partido a eleições nacionais, locais e regionais passassem a ser escolhidos em eleições primárias. Num Congresso em que se discute a estratégia para as eleições autárquicas, esta proposta não colheu a maioria dos votos. Quanto ao estatuto do simpatizante, a ideia era permitir que não só os militantes pudessem aceder aos órgãos do partido, mas também simples simpatizantes.
As duas ideias foram chumbadas. O líder do PSD desvalorizou o chumbo do estatuto do simpatizante: "Não há morte de homem aqui". E sobre as primárias, Passos "gostaria de ter um processo mais aberto à participação da sociedade, mas que o Congresso não se sentiu à vontade para isso. Respeito".(ler mais)

Sem comentários: