quarta-feira, 11 de abril de 2012

Governo vai proibir fumar nos carros com crianças

por:Ana Maia,dn.pt/Lusa-Hoje
O ministro da Saúde anunciou hoje no parlamento que o Governo vai proibir o fumo do tabaco nos veículos que transportem crianças. Também a publicidade nos maços de tabaco vai ser mais explícita.
Tal como o DN avançou em janeiro, o objetivo desta alteração legislativa é proteger as crianças do fumo passivo e reduzir o risco de acidentes.
Recorde-se que já a 25 de janeiro, especialistas da Universidade do Minho, do Centro Hospitalar da Cova da Beira e do Hospital do Espírito Santo de Évora defendiam ao DN que o Estado deve proibir o fumo no interior dos automóveis para evitar acidentes e a exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco (FAT).
"Deve ser proibido fumar no automóvel em primeiro lugar porque o cigarro, tal como o telemóvel, distrai o condutor e pode, por isso, contribuir para a ocorrência de um acidente. Mas quando estão crianças no interior, o problema é muito mais grave, pois o fumador expõem-nas ao fumo passivo", justificava, então, José Precioso, investigador e professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho, autor de estudos sobre prevenção do consumo de tabaco. (Ler Mais)

Sem comentários: