sexta-feira, 27 de abril de 2012

Guiné-Bissau:Presidente interino e primeiro-ministro foram libertados

por: dn.pt e Lusa-Hoje
O Presidente interino da Guiné-Bissau Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, ambos detidos desde o golpe de Estado de 12 de abril, foram hoje libertados, disse à Lusa um familiar do chefe do Governo.
Dezenas de pessoas estão concentradas em Bissau nasede do PAIGC, no poder até dia 12, a festejar estas libertações.
Fontes militares já tinham vanaçdo à Lusa que o primeiro-ministro, CarlosGomes Júnior, e o Presidente interino, Raimundo Pereira, detidos no dia 12 de abril, na sequência do golpe militar na Guiné-Bissau, partiram hoje no mesmo avião que trouxe ao país os elementos do Comando Militar que participaram quinta-feira numa cimeira extraordinária da CEDEAO.
De acordo com informação colocada hoje pelo jornalista guineeense António Aly Silva no seu blogue, "Carlos Gomes e Raimundo Pereira foram libertados e seguiram com a delegação da CEDEAO para Abidjan, na Costa do Marfim".
No entanto, numa conferência de imprensa realizada hoje em Bissau, questionado pela Lusa, o porta-voz do Comando Militar, Daba Na Walna, disse que não confirmava a libertação de Carlos Gomes Júnior e de Raimundo Pereira. "Não confirmo, não sei nada disso", disse, acrescentando: "só sei que estão detidos" e que, como tal, continuam na Guiné-Bissau.
O avião que partiu hoje ao fim do dia transporta os chefes das forças armadas da Nigéria, Senegal e Costa do Marfim, que estiveram reunidos durante o dia como Comando Militar, e que vão participar na força da África Ocidental previstapara a Guiné-Bissau.

Sem comentários: