sábado, 28 de abril de 2012

Hollande acredita que a perspectiva da sua vitória fez Merkel mudar

Por:Ionline/Lusa,28 Abril 2012
O candidato socialista à presidência francesa, François Hollande, afirmou hoje que a “perspetiva” da sua vitória na segunda volta das eleições levou a uma alteração da postura da chanceler alemã sobre a introdução das medidas para o crescimento económico.
Angela Merkel e outros dirigentes europeus tomaram a vitória de François Hollande “como uma hipótese suficientemente séria para modificar o conteúdo da agenda europeia”, disse o candidato socialista à presidência francesa à Rádio J, citado pela agência Efe.
Numa entrevista ao jornal alemão Leipziger Volkszeitung publicada hoje, a chanceler alemã Angela Merkel disse que está a ser preparada "uma agenda de crescimento" para a próxima cimeira de chefes de Estado e governo da União Europeia.
“Merkel recupera a iniciativa proposta pelo presidente [Herman] van Rompuy para o Conselho Europeu, diz que está disposta a introduzir um maior crescimento. Nem que sejam por isto, a campanha já foi útil”, afirmou François Hollande.
“Haverá uma renegociação” do tratado europeu de estabilidade e “haverá um pacto para o crescimento”, assinalou.
Hollande reconheceu que Merkel recusa renegociar o pacto orçamental europeu, mas assinalou que, se mudou de posição no que respeita ao crescimento, também o fará noutros temas.
“Há umas semanas nem sequer queria ouvir falar da palavra crescimento (…), mas mudou e mudará mais depois das eleições francesas”, disse Hollande.
A segunda volta das eleições presidenciais francesas realiza-se a 06 de Maio.

Sem comentários: