sexta-feira, 27 de abril de 2012

Milhares de noruegueses saíram à rua para cantar a canção que Breivik odeia

26.04.2012 -Por:Público/Isabel Gorjão Santos
Dentro da sala de audiências Anders Breivik ouviu, imperturbável, os testemunhos das vítimas dos atentados na Noruega. Cá fora, cerca de 40 mil pessoas saíram à rua para cantar “As crianças do arco-íris” que tornou-se o hino dos que protestam contra a intolerância.
A chuva não impediu milhares de noruegueses de se juntarem na praça Youngstorget, em Oslo, não muito longe do edifício do Governo onde Anders Breivik já confessou ter colocado a bomba que explodiu nos atentados de Julho do ano passado, e a apenas alguns quarteirões do tribunal onde está a ser julgado. Breivik não os terá ouvido, mas foi ele quem deu o mote para a manifestação.
Durante o julgamento, Breivik disse odiar uma canção infantil muito popular na Noruega, chamada “Crianças do arco-íris”, que fala de “uma terra onde as flores crescem” e onde todos vivem juntos, “cada irmã e cada irmão”. Para o autor confesso dos ataques em que morreram 77 pessoas, esta canção de Lillebjoern Nielsen não passa de “propaganda marxista” que serve para fazer “lavagem ao cérebro das crianças”.
Das declarações de Breivik, que tem defendido posições extremistas contra o multiculturalismo e a “invasão muçulmana”, à convocação de um protesto através do Facebook foi um instante. Por isso, nesta quinta-feira, “Crianças do Arco-íris” foi a banda sonora de Oslo.(Ler Mais)

Sem comentários: