sábado, 21 de abril de 2012

ONU adverte golpistas da Guiné-Bissau para “sanções específicas”

21.04.2012-Por:Público
O Conselho de Segurança da ONU aprovou neste sábado uma declaração sobre a Guiné-Bissau, na qual condena o golpe militar e adverte para eventuais “sanções específicas” para os autores do golpe.
O texto, que a AFP cita, resulta de negociações dos dois últimos dias, em que Portugal fez circular entre os membros do Conselho de Segurança uma nova versão do documento, com elementos da anterior declaração.
O Conselho de Segurança exige a libertação “imediata e incondicional” dos líderes políticos detidos, o primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, e o Presidente interino, Raimundo Pereira. Os dois continuam detidos, no meio de um processo eleitoral em que tudo apontava para que o chefe do Governo deposto no golpe de 12 de Abril fosse eleito Presidente.
Na declaração, lida em Nova Iorque pela embaixadora norte-americana na ONU Susan Rice, o Conselho de Segurança diz-se pronto “a tomar outras medidas” impondo sanções para os autores do golpe de Estado. Uma posição reforçada dias depois de os países lusófonos terem pedido o envio de uma missão para a Guiné-Bissau. (ler mais)

Sem comentários: