quarta-feira, 9 de maio de 2012

Líder do Pasok diz que vai formar Governo na Grécia

Evangelos Vénizélos foi encarregado de constituir um Governo de coligação, o terceiro dirigente grego a tentar fazê-lo desde as eleições de domingo.

O Presidente Carolos Papoulias encarregou o líder do terceiro partido mais votado, os socialistas do Pasok, de formar Governo, dando como adquirido que o Alexis Tsipras, líder da coligação de extrema-esquerda Syriza, falhe as negociações até ao fim do dia de hoje.
Tsipras, algo inesperadamente, pediu hoje para se encontrar com François Hollande no quadro da sua deslocação a França, amanhã e sexta-feira, para reuniões com Jean-Luc Mélenchon, que, tal como Tsipras nas legislativas na Grécia, criou a surpresa com o seu bom resultado na primeira volta das presidenciais francesas.
Venizelos inicia amanhã de manhã os contactos com representantes de alguns dos mais votados dos sete partidos a obterem representação parlamentar.
Se o líder do Pasok não conseguir um acordo, de acordo com a Constituição helénica, o Presidente tem ainda uma última oportunidade, devendo convocar todos os partidos com representação parlamentar para integrarem um Governo de "unidade nacional".
O fracasso desta tentativa implica a realização de novas eleições.
hoje-dn.pt/Lusa

Sem comentários: