terça-feira, 15 de maio de 2012

Novas eleições na Grécia após falhanço das negociações

A Grécia vai ter novas eleições legislativas, depois de terem falhado todas as negociações para formar um Governo de coligação, anunciou o líder dos socialistas do Pasok, Evangelos Venizelos.
Venizelos, cujo partido ficou em terceiro lugar nas legislativas de 6 de Maio, foi o terceiro líder político mandatado pelo Presidente Carolos Papoulias para formar Governo, depois de Antonis Samaras da Nova Democracia (direita) e Alexis Tsipras, da Syriza – Coligação de Esquerda Radical.
“Vamos ter novas eleições daqui a alguns dias”, adiantou Venizelos, que confirmou o falhanço das negociações para formar governo. Num comunicado da presidência foi referido que “os esforços para a formação de um governo terminaram sem sucesso”.
Amanhã, às 13h, haverá uma reunião entre responsáveis partidários para decidir quem assume a governação até ao próximo sufrágio.
Este fracasso das negociações ocorre nove dias após as eleições cujo resultado não permitiu alcançar uma maioria. Os partidos não chegaram a acordo após três tentativas de negociações, com a Nova Democracia e o Pasok a defenderem o cumprimento do acordo estabelecido com a União Europeia e o FMI e a Syriza, segunda mais votada, a opor-se às medidas de austeridade impostas pela troika.
A hipótese de novas eleições, e até da saída do euro, foi avançada por diversos analistas após as eleições. O encontro de hoje foi a última oportunidade para chegar a um entendimento, que desta vez já visava a criação de um “governo de personalidades”. Nesta quarta-feira, o objectivo será a formação de um governo que se encarregue da gestão corrente no país até às próximas eleições.(Ler mais)
15.05.2012- Por:Público,Paulo Miguel Madeira, Isabel Gorjão Santos

Sem comentários: