domingo, 17 de junho de 2012

Maioria absoluta para os socialistas de Hollande


Segundo as estimativas de resultados da segunda volta obtidas pela AFP, os socialistas do Presidente François Hollande conseguem a maioria absoluta nas legislativas. A abstenção bate recordes, chegando aos 44%.
A maioria absoluta (entre 312 e 326 deputados em 577) dispensa o apoio dos Verdes no Parlamento, com os quais tem um acordo de Governo, e sobretudo da esquerda radical, cujas posições sobre a economia e a Europa são diferentes das suas.
Os socialistas e dois pequenos partidos aliados conseguem entre 312 e 326 deputados em 577, ultrapassando largamente a maioria absoluta de 289. Os Verdes conquistam entre 18 e 24 deputados, a esquerda radial (Frente de Esquerda) entre 9 e 11, segundo as previsões dos institutos Sofres e CSA.
O partido conservador UMP e os seus aliados alcança entre 212 e 234 lugares, a extrema-direita entre 1 e 4 deputados, segundo as mesmas sondagens.
Estas eleições surgem depois da vitória presidencial de François Hollande, a 6 de maio. Para conseguir implementar o seu programa de Governo, o primeiro presidente socialista em 17 anos necessitava de uma maioria parlamentar.
Hoje,dn.pt

Sem comentários: