quinta-feira, 14 de junho de 2012

MÁRIO SOARES afirma: Europa "está mesmo à beira de um precipício"

O antigo Presidente da República Mário Soares disse hoje que "a Europa está parada" e que o empréstimo à Espanha vai levar a intervenções noutros países, defendendo que as eleições gregas e francesas podem ser importantes para "mudar o sistema".
Em declarações à agência Lusa e à rádio TSF, à margem de uma sessão pública, o fundador do PS considerou que a questão de uma eventual renegociação das condições do empréstimo a Portugal ainda não se põe.
"Neste momento não é caso para dizer isso, vamos ver o que se vai passar nos sítios críticos, visto que esta semana vamos ter duas eleições no final desta semana que são muito importantes, a primeira é a eleição francesa [segunda volta das legislativas], a segunda é a eleição grega, estamos a ver o que se vai passar e eu acredito que se encontre uma solução, mas realmente a situação é muito difícil", afirmou.
Para Mário Soares, uma boa consequência destes dois atos eleitorais seria "mudar o sistema" de "capitalismo de casino em que os mercados é que mandam nos Estados".
"[Isto] é coisa que nunca pode levar a bom lugar, vai levar sempre a um desastre", atirou.
O antigo chefe de Estado disse que a Europa "está mesmo à beira de um precipício" e que "um pequeno empurrão" a faz "cair lá para baixo, o que é muito grave".
Soares considerou que a seguir ao "problema [empréstimo de 100 mil milhões de euros] de Espanha, que é o maior de todos", vai seguir-se "também o problema italiano".
Questionado sobre se acha que a linha de crédito à banca espanhola vai levar a outras intervenções, Mário Soares respondeu: "Está a levar, está já a levar, a Itália e todos os países, toda a Europa está parada perante o que está a acontecer".
Hoje-dn.pt/Lusa

Sem comentários: