sexta-feira, 15 de junho de 2012

Maternidade Alfredo da Costa fecha até ao fim do ano

A Maternidade Alfredo da Costa vai fechar até ao final deste ano. A par do Hospital Curry Cabral, também extinto, a maternidade passará a integrar o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) e os serviços passam para o Hospital D. Estefânia.
O processo, diz um comunicado do CHLC, “permitirá ajustar paulatinamente a oferta dos cuidados de saúde destas unidades ao futuro Hospital Oriental de Lisboa”. 
Ainda segundo a nota, o CHLC, criado em 2007, permite “obter ganhos de eficiência e eficácia, reduzindo custos totais, através da centralização, fusão e extinção de valências, serviços e hospitais”
Esta reestruturação “é também ditada pela existência de três novas unidades hospitalares na região de Lisboa, nomeadamente, Cascais, Loures e Vila Franca de Xira”, que “vieram reter um elevado movimento assistencial realizado até então em Lisboa, nomeadamente, na Maternidade Alfredo da Costa”.
O anúncio do encerramento da maternidade deu origem a vários protestos, incluindo manifestações de utentes frente ao edifício, no centro de Lisboa.
O comunicado sublinha a “necessidade absoluta de reduzir custos evitando o mais possível a existência de redundâncias”.

14.06.2012 - 20:25 Por: Público

Sem comentários: