sexta-feira, 29 de junho de 2012

Pedro Proença apita final do Europeu


Árbitro português foi o escolhido pela UEFA para dirigir o derradeiro jogo do Campeonato da Europa entre a Espanha e a Itália.
Depois de ter arbitrado a final da Liga dos Campeões entre o Bayern e o Chelsea esta temporada, Pedro Proença foi agora nomeado pela UEFA para arbitrar a final do Campeonato da Europa, entre a Espanha e a Itália, no próximo domingo.
O português era um dos três candidatos a arbitrar a final do Euro 2012, juntamente com o inglês Howard Webb, que apitara a final do Mundial 2010, e o italiano Nicola Rizzoli, todos colocados de prevenção para o jogo decisivo, marcado para 1 de Julho, em Kiev.
Habitualmente, a UEFA retira de prova os árbitros dos países que se apuram para as meias-finais do torneio, o que não sucedeu agora com Pedro Proença e Nicola Rizzoli, naturais de dois países que vão discutir a presença na final. Mas o português ganhou a corrida ao italiano depois de Portugal ter sido eliminado (perdeu com a Espanha) e Rizzoli ter visto a Itália garantir um lugar na final ao afastar a Alemanha, na quinta-feira, na outra meia-final.
Pedro Proença já dirigiu três jogos da fase final, o último no domingo, entre a Itália e a Inglaterra, dos quartos-de-final, que os italianos venceram no desempate por grandes penalidades.
O árbitro português, de 41 anos, estreou-se na fase final do Euro 2012 a 14 de Junho, na goleada por 4-0 da Espanha, campeã europeia e mundial, sobre a República da Irlanda, na segunda jornada do Grupo C. 
A 19 de Junho, orientou o encontro entre a França e a Suécia, jogo da terceira e última jornada do Grupo D, que os escandinavos, já eliminados na altura, venceram por 2-0.
O lisboeta tem cumprido a melhor época desde que recebeu as insígnias da FIFA, em 2003, num percurso coroado, até ao momento, com a final da Liga dos Campeões, ganha pelo Chelsea ao Bayern de Munique, nas grandes penalidades.
29.06.2012- 00:57- Por: Público

2 comentários:

São disse...

Afinal, Portugal estará na Final...e fico contente por isso, e também pelo facto de o campeão ser latino(se for ibérico, melhor).

Depois desta nomeação e do que vi certos árbitros estrangeiros fazer ( como, por exemplo, o árbitro de baliza não enxergar a dois metros de distância a bola dentro da baliza inglesa), ainda acho mais sem sentido a abstrusa ideia de trazerem árbitros de outras nacionalidades para cá.

Um bom final de semanam meu caro Osvaldo

Osvaldo Castro disse...

Cara São...à falta de melhor que vá o árbitro...!Bem que merecíamos disputar a final...
Abraço...
OC