quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Portugueses gastaram menos 900 milhões no Multibanco

Foi a seguir ao Natal do ano passado que os consumidores portugueses começaram a reagir dramaticamente à crise e a comprar menos a débito através da rede Multibanco. No primeiro semestre deste ano, o valor em compras estava a cair 4% em termos homólogos acumulados, o pior registo desde que o euro entrou em circulação. Contas feitas, são menos 539 milhões de euros que entraram no circuito da economia, de acordo com dados do Banco de Portugal.
Situação similar acontece com os levantamentos nas caixas. O valor em notas está a cair há mais tempo - desde que Portugal oficializou o pedido de resgate em abril -, mas também este teve a descida semestral mais elevada desde que Portugal tem a moeda única a circular. Em apenas 12 meses, os portugueses levantaram menos 369 milhões de euros, uma redução de 2,9% face ao primeiro semestre do ano passado.
Tudo somado foram menos 900 milhões de euros canalizados para consumo em apenas um ano. Os valores relativos a 2011 como um todo mostram que o total acumulado de "compras nacionais realizadas através da rede Multibanco" foi de 28,4 mil milhões de euros; os "levantamentos  nacionais" neste sistema ascenderam a 25,9 mil milhões de euros. Ambos os valores anuais estão em queda.
Segundo a base de dados do banco central, o valor em compras está a cair há precisamente sete meses consecutivos; os levantamentos há 16. Nunca na história do euro, antes desta crise, os dois indicadores tinham recuado.(LER MAIS)
Hoje-Dinheiro Vivo

Sem comentários: