terça-feira, 25 de setembro de 2012

Espanha, Catalunha avança para eleições antecipadas

 A Catalunha vai ter eleições a 25 de Novembro. O anúncio desta ida às urnas antecipada foi feito pelo presidente catalão, Artur Mas, no arranque do debate parlamentar.
Artur Mas e a sua Convergência e União (CiU), no poder desde 2010, consideram esgotado o mandato com que se apresentaram a votos: a proposta de um pacto fiscal, que daria aos catalães a possibilidade de cobrar e reter os seus impostos, rejeitada na semana passada pelo Governo de Mariano Rajoy.
“O nosso programa especificava o pacto fiscal, mas não ia mais longe. Uma nova etapa requere uma nova legitimidade”, disse Artur Mas na intervenção que ainda prossegue no parlamento catalão. 

Morto o pacto fiscal, e tendo em conta o argumento dos líderes catalães de que a região só está em crise porque contribui com mais dinheiro do que aquele que recebe do Estado central, o caminho passa por encontrar outras formas de avançar para uma maior autonomia. Os números, disse Artur Mas, “demonstram” que o destino da Catalunha “é o mundo”.(LER MAIS)




Sem comentários: